Faltando 16 dias para as eleições municipais, Rondonópolis já teve 57 denúncias de propaganda eleitoral irregular no app Pardal da Justiça Eleitoral.
Os dados são do Pardal Web, estatísticas, com informações atualizadas às 16h30 de ontem (19). Em Mato Grosso, o número de denúncias chegou a 916.
Rondonópolis é a terceira cidade de Mato Grosso com o maior número de denúncias feitas, atrás de Sinop, que registrou 103 e de Cuiabá, com 59 denúncias registradas até ontem.
Em Mato Grosso, as estatísticas do Pardal Web mostram ainda que das 916 denúncias de propagando eleitoral irregular registradas pelo aplicativo foram de campanhas de candidatos a vereador (463).
Outras 277 denúncias são referentes a candidatos a prefeito e 3 de vice-prefeito. Há ainda 173 denúncias de coligações, federações e partidos.
Os dados apontam também que 80% das denúncias são referentes à propaganda eleitoral irregular em geral, nas ruas, enquanto que 20% são de propaganda irregular na internet.
Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma média de 1.200 denúncias por dia são registradas no app Pardal em todo o Brasil.
O aplicativo está recebendo denúncias desde o dia 16 de agosto, quando teve início oficialmente a propaganda eleitoral. Pelo dispositivo, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada.