Abraçando as diferenças: Quase 2 mil crianças da educação especial estão matriculadas em Roo

Ministério Público está realizando pesquisa estadual para avaliação do atendimento, acolhimento e ensino às pessoas com deficiência nas redes públicas e privadas

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está realizando, até o dia 30 deste mês, pesquisa estadual para avaliação do atendimento, acolhimento e ensino às pessoas com deficiência nas redes públicas e privadas.

A realização do diagnóstico faz parte do projeto estratégico do MPMT “Abraçando as Diferenças”.

 

Somente em Rondonópolis, 1.052 crianças da educação especial estão matriculadas atualmente nas escolas da rede pública municipal e, aproximadamente, 600 na rede estadual.

 

No Município, a secretaria de Educação informou que conta ainda com, aproximadamente, 700 monitores contratados, que são estagiários, para acompanhar os alunos que necessitam nas salas de aula.

Segundo o procurador de Justiça, José Antônio Borges Pereira, titular da Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, os dados coletados na pesquisa são confidenciais e servirão de subsídios para mensuração e definição de metas para melhorar a qualidade do atendimento educacional especializado no estado.

 

Entre os aspectos que serão avaliados estão o acolhimento dos estudantes com deficiência, a qualidade dos professores em sala de aula, serviços e profissionais disponibilizados, profissionais de apoio e recursos multifuncionais.

Além do diagnóstico, o projeto prevê ações voltadas à articulação, capacitação e sensibilização.

 

“Terminada a fase do diagnóstico, o projeto sugere a articulação entre o MP e a sociedade civil para elaboração do plano de capacitação e das políticas estadual e municipais de educação inclusiva, com fomento à destinação de recurso orçamentário específico”, explicou o procurador de Justiça.

O projeto estabelece ainda ações para fomento à formação e capacitação permanente dos profissionais da educação inclusiva das redes estadual, municipal e privada, além da sensibilização contínua da comunidade escolar.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação