O atleta Luiz Otávio Oliveira, 12 anos, fez história ao conquistar o título de vice-campeão brasileiro de Judô Sub-13, em Curitiba (PR), no final de agosto deste ano. Praticante do esporte há três anos, ele tem sido uma das grandes promessas da modalidade em Mato Grosso na sua categoria.
Luiz iniciou sua carreira dentro da modalidade em 2022 e, desde então, vem encantando a todos com o seu talento e habilidade. Desde o início, demonstrou um instinto extremamente competitivo que se mantém até os dias atuais. Ele se aventurou em outras modalidades como o jiu-jitsu e a capoeira, mas se apaixonou mesmo foi pelo judô.
O resultado de Luiz no Campeonato Brasileiro em Curitiba foi considerado pela família como muito importante. “Ele já estava treinando há muito tempo e vinha de uma penúltima luta desgastante, até se lesionou. Foi lesionado para a final, mas foi bem; perdeu por pontos”, conta o pai Clemente.
Com essa performance, o jovem atleta da Team GM garantiu uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Judô, que será realizado em Varadero – Cuba, no dia 26 de novembro. É uma oportunidade para Luiz mostrar todo seu potencial em uma competição internacional.
Luiz Oliveira é o primeiro em sua categoria em Mato Grosso. Em seu histórico de conquistas, acumula ainda 10 vezes consecutivas o título de campeão mato-grossense de judô, medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Judô 2023, medalhista de bronze no Campeonato Regional 2024.
Com olhares internacionais, a participação do jovem em Cuba depende de apoio para bancar os gastos da viagem, estimados em cerca de R$ 19 mil. Para isso, está com uma Vakinha online (https://www.vakinha.com.br/5077221) para angariar os recursos necessários.