Clima hostil: Cidade chega há 150 dias de estiagem e sem previsão de chuva

O clima seco e calorão devem prosseguir pelos próximos dias em Rondonópolis

A seca e o calorão não deve ter trégua tão cedo para Rondonópolis. Completando 150 dias sem chuva neste sábado (14), Rondonópolis segue sem previsão para que a chuva venha.

 

Para esta semana, a previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de continuidade do calor extremo, com os termômetros podendo marcar temperatura máxima de 42ºC e baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a índices menores que 12%. A qualidade do ar também deve continuar ruim, com muita fumaça.

 

Uma frente fria que deve chegar ao Sul do Brasil, levando chuva para a região, não deve alterar, praticamente em nada, o clima em Rondonópolis. E o alerta é que a fumaça que está no Sul do país possa ser empurrada ao Centro-Oeste com a frente fria.

 

Para este sábado, o Inmet sinaliza temperaturas entre máxima de 42ºC e mínima de 23ºC, além de baixa umidade do ar, que pode chegar a 10%. O dia deve ser de sol, com muitas nuvens e névoa seca.

 

No domingo (15), o clima não muda quase nada, com temperatura entre 39ºC e 22ºC e umidade do ar podendo cair a 20%. O dia deve ter muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.

 

Para a segunda-feira (16), a previsão é de mais calor, com temperaturas variando entre 38ºC e 22ºC e a umidade do ar com mínima de 20%. Assim como no domingo, o dia deve ter muitas nuvens.

Na terça-feira (17), os termômetros devem voltar a atingir máxima de 41ºC, com mínima de 24ºC. Além do calorão, o clima continua seco, com umidade relativa do ar de 20%. O dia deve ser ensolarado com muitas nuvens.





Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: 
Sara Wandilla