O técnico Dorival Jr conheceu sua primeira derrota frente a seleção brasileira. Pela oitava rodada das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2026, o Brasil acabou superado pelo Paraguai por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.
O resultado fez a seleção pentacampeã cair para o quinto lugar, seguindo com 10 pontos e dentro da zona classificatória. O Paraguai é o sétimo, com nove e classificado para a repescagem.
O Brasil começou com o controle da partida, chegando a 80% de posse de bola. Mesmo assim, o domínio brasileiro não se resumia a chutes a gol ou alguma chance clara. Jogando por uma bola, o Paraguai abriu o placar aos 18 minutos, com um golaço de Diego Gómez de três dedos de fora da área.
Após o gol sofrido, o Brasil se desestabilizou, errando passes e forçando as jogadas em Vini Jr, fortemente marcado. Quando conseguiu se desvencilhar, Vini cruzou, Arana bateu e Junior Alonso tirou quase em cima da linha. A seleção teria outra chance na reta final, com Paquetá que teve o cruzamento interceptado.
O panorama se manteve na segunda etapa, porém com mais efetividade. Rodrygo recebeu de João Pedro, mas pegou muito embaixo da bola e isolou. Depois foram sequência de bolas na área, com a defesa paraguaia levando a melhor na maioria das vezes. Vini Jr ainda teve um chute de longe defendido por Gatito.
Com o passar do tempo, os erros de passes foram se tornando destaque no Brasil, principalmente no meio de campo. Nem mesmo as entradas de Luiz Henrique e Estevão deram mobilidade ao ataque brasileiro, que seguiu inoperante, abusando do jogo aéreo.
No fim, sem oferecer perigo, o Paraguai não teve dificuldade de administrar o resultado até o apito final. A próxima Data-FIFA está prevista para outubro, entre os dias 07 a 15, onde o Brasil encara o Chile, fora de casa, e o Peru, em território brasileiro.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rafael Ribeiro/CBF