O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) abriu o edital para inscrições de promotores e procuradores de Justiça e que queiram concorrer ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O edital foi publicado depois das 18h da última sexta-feira (6) e as inscrições deverão ocorrer até a próxima terça-feira (10) para a lista sêxtupla da entidade, que será definida pelo Conselho Superior do MP mato-grossense.
O pouco tempo para inscrição e sua divulgação na véspera de feriado de 7 de setembro está sendo duramente criticado pelos membros do MP, que interpretam como uma manobra da atual direção do MP para evitar uma grande disputa pelo Quinto.
O favorito para vaga é o promotor de Justiça Wesley Lacerda, que tem o apoio do procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Júnior. O acordo foi firmado no início deste ano, após Wesley Lacerda ter sido o mais votado para a nova vaga aberta em fevereiro. Porém, o escolhido o desembargador Marcos Regenold.
Após isso, o entendimento foi de que Wesley fosse o indicado para a vaga deste mês, e Deosdete Cruz, para a vaga em abril do ano que vem, quando se aposentará compulsoriamente o desembargador Guiomar Teodoro Borges, que também é oriundo do Ministério Público pelo Quinto Constitucional.
Tanto que o atual chefe do MP já anunciou que não concorrerá à reeleição. Ele apoia o promotor de Justiça Rodrigo Fonseca para substituí-lo.
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Otmar de Oliveira