Bandeira tarifária de setembro é alterada pela Aneel; confira mudanças

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira já tinha adiantado que poderia ocorrer uma revisão na decisão da agência

Bandeira tarifária nas contas de luz de setembro sofreu alteração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nessa quarta-feira (4).

Antes definida a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara de todas, para o mês de setembro, o órgão alterou o acionamento para bandeira vermelha patamar 1, um aumento menor nas contas de luz dos brasileiros.

 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira já tinha adiantado que poderia ocorrer uma revisão na decisão da agência. Essa mudança deve-se a uma correção nas informações do Programa Mensal de Operações (PMO), que é definido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

 

 

A Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação e recálculo dos dados da PMO, que faz a indicação da bandeira vermelha patamar 1.

 

"Diante dessa alteração, a Aneel solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1", disse a nota da Aneel.

 

Com a mudança, as contas terão aumento de R$ 4,46 para cada 100 KW/h. Antes, o aumento nas tarifas da população seria de R$ 7,877 a cada 100 KW/h.



Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil