Secura e calor extremo: Setembro sem previsão de chuvas nesta 1ª quinzena

A seca severa que atinge Rondonópolis, que já está há mais de 130 dias sem chuva, deve perdurar ainda por vários dias

Rondonópolis deve ter dias muito quentes neste início de setembro e sem previsão de chuvas. Conforme a previsão do site Clima Tempo, uma massa de ar quente avança pelo país neste começo de mês e deve causar uma onda de calor na maior parte do Brasil.

Para Rondonópolis, a previsão é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média para o período. Junto com o calor, a previsão é de baixa umidade do ar, com índices podendo ficar abaixo dos 12% na cidade.

O Clima Tempo ainda aponta que as temperaturas devem permanecer extremas e com umidade do ar similar ao de deserto na região sudeste de Mato Grosso até, pelo menos, o dia 19 de setembro.

Somente a partir desta data, uma frente fria poderá avançar, reduzindo as temperaturas. Com a massa de ar quente e seco permanecendo até o final da primeira quinzena de setembro, não há possibilidade de chuva na cidade nesse período.

Com essa previsão, a seca severa que atinge a cidade, que já está há mais de 130 dias sem chuva, deve perdurar ainda por vários dias.

Para este sábado (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas variando entre máxima de 38ºC e mínima de 20ºC em Rondonópolis. A umidade relativa do ar pode cair a 15% e o sol deve prevalecer com poucas nuvens e formação de névoa seca.

Neste domingo (1º), os termômetros podem marcar temperatura máxima de 39ºC e mínima de 21ºC. A umidade relativa do ar pode cair ainda mais e atingir 10%.

Para a segunda-feira (2) e terça-feira (3), a previsão continua de muito calor e tempo seco. Nos dois dias as temperaturas podem variar entre máxima de 39ºC e mínima de 21ºC. Os dias devem ter sol, com poucas nuvens e névoa seca.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: 
Maycon Rigato