Pela primeira vez, Rondonópolis terá um evento da Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção das Doenças Reumáticas. Organizada na cidade pela Associação Mato-grossense de Reumatologia (Assomater), uma caminhada será realizada no próximo dia 1º de setembro, Dia Nacional de Conscientização das Doenças Reumáticas.
A caminhada, que visa levar informações e conscientizar as pessoas sobre as doenças reumáticas, terá início às 7h, na Praça da Salas, em frente ao Rondon Plaza Shopping, na Avenida Lions Internacional.
O diretor da Assomater, organizador do evento em Rondonópolis, o médico reumatologista Diego Riveros Logrado, destaca que a caminhada deve contar com a participação de estudantes de fisioterapia da universidade Anhanguera, nutricionistas, além de médicos reumatologistas, pacientes e familiares.
“Queremos também convidar o público em geral. A todos que quiserem comparecer e participar da caminhada, que é uma forma de darmos mais visibilidade às doenças reumáticas, que é um grupo com mais de 100 doenças catalogadas, que incluem também doenças autoimunes”, destaca.
O reumatologista ainda ressalta que é importante levar informações sobre as doenças reumáticas à população, educar e conscientizar, e que é esse o objetivo da realização da caminhada em Rondonópolis.
Ele explica que a caminhada possui uma distância de 2,4 km, adequada para participantes de diferentes níveis de resistência. As avenidas selecionadas são planas e pavimentadas, minimizando riscos de quedas e oferecendo maior conforto para pessoas com mobilidade reduzida ou dores articulares.
“Esta rota também tem um simbolismo importante: representa a resistência dos pacientes, promovendo a inclusão e quebrando estigmas associados às doenças invisíveis, como as doenças reumáticas”, conclui.
A Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção das Doenças Reumáticas é realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Reumatologia e em Mato Grosso, onde serão realizados eventos em Rondonópolis e Cáceres, a organização é da Assomater.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Reprodução
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Reprodução