O Grupo de Pesquisas e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária (GPISI), coordenado pelo professor Edicarlos Damacena de Souza, do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) recebeu, na semana passada, uma caravana de estudantes e docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O encontro faz parte de uma iniciativa de conexões acadêmicas promovidas pela Aliança SIPA, liderada pelo grupo de pesquisa GPISI e os grupos GPEP (da UFRGS) e NITA (da UFPR).
O objetivo foi apresentar os sistemas de produção e pesquisas conduzidas com Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) no estado de Mato Grosso, destacando os experimentos com Diversidade Funcional, no Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) e com Adubação de Sistemas, na Fazenda Guarita.
Durante a visita, os estudantes e professores puderam acompanhar as inovações e técnicas adotadas na pesquisa agropecuária local e discutir os desafios e oportunidades de produção no bioma Cerrado.
Além disso, conhecer a estrutura que a UFR tem conquistado para a realização de análises laboratoriais, como o Laboratório de Biogeoquímica Ambiental (LBGA), inaugurado no ano de 2023.
O professor Edicarlos ressaltou a importância dessa troca de experiências entre as instituições, que contribui para o fortalecimento da pesquisa e da formação acadêmica dos estudantes.
“Com essa visita, a UFR e as universidades parceiras solidificam ainda mais a colaboração acadêmica, visando a construção de um futuro mais sustentável e inovador na produção agrícola e pecuária”, apontou.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação