
Mato Grosso atravessa mais um período de seca. Algumas cidades estão há mais de 20 dias sem chuvas significativas. A estiagem impacta diretamente no nível dos rios que está cada vez mais baixo.
Cenário que reforça ainda mais a importância de ações de educação ambiental para a preservação dos recursos hídricos.
Cenário que reforça ainda mais a importância de ações de educação ambiental para a preservação dos recursos hídricos.
Com o objetivo de levar conscientização sobre a importância da água, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT) e a Associação Rondonopolitana de Proteção Ambiental (ARPA), por meio de uma parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço, oferecem palestras de graça sobre os cuidados e usos sustentáveis dos recursos hídricos às escolas.
A palestra intitulada “Água em foco” é resultado da integração dos projetos “CBH nas escolas” e “Água para o futuro – interiorização” e tem como temas: escassez hídrica, saneamento, distribuição de água nos municípios, bacias hidrográficas e comitês de bacias. Especialistas das entidades envolvidas no projeto conduziram o bate papo com os estudantes de forma didática e interativa.
A presidente do CBH São Lourenço, Milly Siqueira Cardinal de Almeida, conta que a ideia de levar palestras às escolas sobre diversos temas, incluindo a preservação dos recursos hídricos, nasceu da necessidade de educar as futuras gerações sobre a importância da sustentabilidade e da conservação do meio ambiente.
“Ao levar informações e promover a conscientização desde cedo, busca-se formar cidadãos mais conscientes e engajados na busca por um futuro mais sustentável. Além disso, as escolas são espaços privilegiados para a disseminação de conhecimento e a formação de valores, tornando-se um ambiente ideal para abordar temas como a gestão da água”, aponta.
A palestra tem duração de 50 minutos, aproximadamente. Por meio de recursos visuais, ilustrativos e pedagógicos, os alunos puderam acessar assuntos importantes relacionados à sustentabilidade dos cursos d’água e que nem sempre são discutidos de forma objetiva como: secas e inundações que alteram os padrões de precipitação e impactam diretamente a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
Também houve espaço para tirar dúvidas e compartilhar experiências. A palestra é indicada para estudantes que estejam matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Todas as escolas das cidades que compõem a bacia hidrográfica do rio São Lourenço que quiserem receber a palestra poderão fazer a solicitação.

Direção/Alfredo Marien
A primeira escola a receber a palestra “Água em foco”, nesta quarta-feira (20/08), foi a Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Alfredo Marien. Cerca de 100 estudantes participaram do momento de formação que aborda a relevância das medidas de preservação ambiental.
O diretor da unidade escolar, Antônio Alves de Oliveira Neto, diz que “é essencial falarmos sobre a temática da água, por mais que aparente abundância, é notável a redução dos recursos hídricos nos últimos anos. Melhor ainda quando falamos de modo local, pois muitas vezes a população foca em problemas de outros locais e desconhece o que acontece com o rio que abastece sua casa. O Comitê será um caminho de informação que poderá conduzir a organização de cobrança das autoridades por mais ações e também da sociedade, alertando os riscos e buscando soluções para um problema real. Para os estudantes, é um momento de enriquecimento de sua formação”, completou.
Quer levar a palestra para sua escola?
Diretores e/ou coordenadores de escolas com alunos matriculados no segundo ciclo do ensino fundamental podem solicitar a realização da palestra “Água em foco”. O pedido poder ser feito pelo número (66) 9 9984-3636 ou pelo e-mail: cbhsaolourenco@sema.mt.gov.br. Os agendamentos serão feitos de acordo com a disponibilidade da equipe organizadora em compatibilização com as escolas.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Direção/Alfredo Marien
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Direção/Alfredo Marien