Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o aplicativo Pardal 2024 está disponível para download desde a última sexta-feira (16), quando teve início o período de propaganda eleitoral.
Pelo aplicativo, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. As estatísticas disponibilizadas pelo PardalWeb, no entanto, apontavam, até a noite de ontem (21), que Rondonópolis não tinha nenhuma denúncia registrada.
Por outro lado, a Justiça Eleitoral do Estado já recebeu 228 denúncias por meio do aplicativo. O maior número de denúncias, até o momento, veio de Comodoro (29).
Ainda, entre os municípios mato-grossenses que figuram entre os que tiveram mais registros estão Sinop (20); Vera e Araguaiana, 19 cada uma; Cuiabá (17); Guarantã do Norte (15); Tabaporã e Brasnorte (12 cada); e, Juruena (11).
Para fazer denúncias pelo “Pardal”, o cidadão precisa baixar o aplicativo. A Justiça Eleitoral informou que a versão atualizada pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Também já estão em funcionamento, além do Pardal Móvel, os seguintes serviços: Pardal Web e Pardal ADM. O Pardal, entretanto, somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.
Dentro do próprio aplicativo há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação