Mais de 51 mil mato-grossenses participam neste domingo (18), do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que ocorre em Cuiabá e em outros 227 municípios brasileiros. Os concurseiros estão concorrendo a 6.640 vagas na administração pública de órgãos federais.
Estivemos na porta da Universidade de Cuiabá (Unic) onde pode conversar com alguns dos candidatos. Willian Moraes, 33, que já é servidor público, está realizando o concurso em busca de melhorias para sua carreira.
"Eu estudo firmemente para concurso há 1 ano, meu intuito é melhorar a carreira, ter redução de carga horária, salário um pouco maior com uma projeção de carreira melhor que já tenho hoje", explicou.
O certame estava previsto para ser realizado em maio, mas foi adiado para 18 de agosto em decorrências das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Diogo José que trabalha no balcão de uma farmácia, até pensou em desistir por conta do adiamento, mas decidiu seguir em frente em razão dos seus objetivos.
"Eu estudo para ser farmacêutico, mas é a segunda vez que presto concurso, até pensei em desistir quando houve o cancelamento, mas decidi continuar, meu objetivo é passar e espero que de tudo certo, até porque é uma mudança de vida", pontuou.
A divisão das vagas está distribuída entre 3 blocos temáticos, sendo o primeiro infraestrutura, exatas e engenharia, o segundo deles tecnologia, dados e informação e por fim ambiental, agrário e biológicas.
Bacharel em direto a candidata, Natalia Prestes, 28, já é concursada pela prefeitura de Cuiabá, mas segue estudando para concurso, há 4 anos ela se prepara para provas com intuito de conseguir algo maior.
"Estou buscando mudança de vida, ser bem remunerada, fazer um trabalho importante, já fiz outros concursos, mas agora estou procurando algo maior", disse.
Em Cuiabá as portas fecharam às 07h30, apesar dos desesperos de alguns candidatos para não ficar de fora da prova, não houve nenhum participante para fora.
O concurso
A prova está sendo realizado neste domingo (18), em 228 cidades, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 8 de outubro.
O resultado definitivo será anunciado em 21 de novembro. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará em janeiro de 2025.
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Otmar de Oliveira