CDL aponta: Exposul e Dia dos Pais aquecem vendas no comércio local

O incremento de vendas no comércio rondonopolitano, somando a semana de festa da Exposul e o Dia dos Pais, conforme aponta o levantamento da CDL, pode chegar a 20% em alguns ramos

Levantamento sobre a projeção do comércio varejista local quanto as expectativas de venda para o Dia dos Pais divulgado ontem (6) pela Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Rondonópolis mostra que o segundo domingo de agosto deve encerrar a semana já aquecida pela 50ª Exposul com resultados positivos nas vendas.

O incremento, somando a semana de festa e o Dia dos Pais, pode chegar a 20% em alguns ramos, como de calçados e confecções.

A pesquisa da CDL mostra que, especialmente no ramo de calçados e confecções, o encontro dos calendários neste ano pode e deve ser celebrado. “As vendas deram uma aquecida boa nesta semana. Estamos com expectativa de incremento entre 17% e 20%, considerando especificamente esta semana de festa e Dia dos Pais”, projeta um lojista entrevistado.

“A gente acabou reforçando um pouquinho mais as opções de roupas de festa, produtos diferenciados e com valor agregado maior”, completa.

O lojista apostou também em prazo de pagamento estendido. “É importante saber que as pessoas estão segurando o dinheiro para gastar na festa. O que nós pensamos foi justamente oferecer essa vantagem, com condição de pagamento lá para o final do ano”, diz.

Outro lojista entrevistado faz projeção semelhante, otimista para a semana Exposul e Dia dos Pais. “Dia dos Pais é sempre uma data muito expressiva para o comércio, ainda mais em Rondonópolis quando se junta a esta grande festa popular. É uma semana que gera consumo, aquece a moda, a compra por roupas, calçados e acessórios. Turbina os negócios”, diz. “Nossa projeção está entre 5% a 7% de incremento em vendas considerando este período específico”, atesta.

O lojista aponta, porém, preocupação com a “ressaca” pós Exposul, que pode refletir em baixa nas vendas a partir da segunda quinzena de agosto.

“Sempre fica esse efeito. Uma segunda quinzena de um agosto árido. Não somente porque a festa consome muito dos recursos dos consumidores, mas também pelo clima em si, seco e quente, que inibe as pessoas de saírem de casa”, argumenta.

“A preocupação é com essa segunda quinzena, depois das pessoas já terem gastado e sem disposição de irem às compras novamente. No fechamento do mês, a projeção fica em 3%, o que, considerando o cenário do ano, não deixa de ser um bom resultado”, afirma.

OUTROS SEGMENTOS
Longe dos efeitos da festa popular, lojistas de outros segmentos também apontam incremento. “O mês de agosto para nós começou muito bem. Nosso setor, de móveis e eletrodomésticos, dá uma aquecida. Claro que nem se compara ao Dia das Mães, mas tem sua importância, sim”, conta. “Bicicleta, TV, notebook, celular, ferramentas. São itens que saem bem neste período”, diz.

O lojista representa uma grande rede varejista de móveis e eletrodomésticos. “Nossa estratégia para este ano tem sido trabalhar forte nas redes sociais, além de oferecer bom negócio, ofertas e prazos. É juntar o poder das mídias com as condições certas para estimular o consumo”, argumenta.

Ainda entre os lojistas ouvidos pelo levantamento, outros presentes citados foram: itens personalizados (canecas, camisetas, etc), kits churrasco, peças automotivas, peças para ciclismo, bebidas e alimentos, perfumaria, etc.




Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo