Divulgação científica: Professoras lançam livro sobre novos cenários na educação e formação de docentes

Professoras e pesquisadoras celebram o lançamento do livro “Movimentos de pesquisa em Educação

Foi realizado, no final de semana, o lançamento do livro “Movimentos de Pesquisa em Educação”. Organizado pelas professoras Simone Albuquerque da Rocha e Rosana Maria Martins, a obra aborda a origem do grupo de pesquisa InvestigAção e suas produções ao longo de vinte anos.

Os textos foram escritos por pesquisadoras do programa de mestrado em educação da UFR e por professores da rede municipal de ensino de Rondonópolis vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O livro é composto por dez capítulos que lançam novos olhares para novos cenários na educação e debatem temas pertinentes à formação de profissionais da área. Durante o evento, as autoras fizeram uma breve apresentação de cada um dos artigos científicos que compõem a coletânea.

O grupo de pesquisa InvestigAção está vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais em Mato Grosso, no Programa de pós-graduação em Educação da UFR.
O objetivo do grupo consiste em investigar temas relacionados à políticas, programas, projetos e práticas na área de formação de profissionais da área, em diferentes níveis e modalidades em Mato Grosso.

Simone Albuquerque da Rocha é professora titular da UFR vinculada ao programa de pós-graduação em Educação e ao curso de graduação em Pedagogia.

Ela conta em seu currículo com ações de docência, consultorias, produções e ações em pesquisa interinstitucionais, desenvolvendo pesquisa na área de formação de professores, com abordagem sobre a identidade e profissionalidade docente em narrativas de formação memoriais, diários de formação e casos de ensino.


As organizadoras do livro: Rosana Maria Martins (à esquerda) e Simone Albuquerque da Rocha (à direita) (Foto – Divulgação)

Investiga também, políticas públicas educacionais, projetos e programas de formação de professores na modalidade presencial e a distância. É líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção/CNPq, e foi coordenadora de projeto do Observatório da Educação/CAPES/INEP/SECADI (OBEDUC) no PPGEdu/UFMT 2013/2017.

Rosana Maria Martins possui doutorado em Formación del Docente Universitario pela Universidade de Extremadura/Espanha e doutorado em Educação pela UFSCar. A professora está vinculada ao programa de pós-graduação em Educação e ao curso de graduação em Pedagogia.

É vice-líder do Grupo de Pesquisa InvestigAção e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nas áreas de estágio supervisionado, professor iniciante e experiente, histórias de vida, narrativas (auto)biográficas, memoriais de formação, cartas pedagógicas e desenvolvimento.

O livro Movimentos de pesquisa em Educação já está disponível para acesso e download gratuito no acervo online da Biblioteca da UFR.

REPOSIÇÃO DE AULAS NO PÓS-GREVE

A UFR marcou um importante momento de regularização e continuidade das atividades acadêmicas com a entrega formal do termo de reposição de atividades pós-greve. O evento aconteceu no prédio da reitoria e contou com a presença de representantes do comando greve local e a representante da ADUFMAT na UFR.

A entrega do termo de reposição simboliza um passo significativo para a normalização das atividades acadêmicas e administrativas, após o período de paralisação que afetou o calendário letivo da instituição.

O acordo estabelecido entre a administração da UFR e a ADUFMAT visa garantir que todas as disciplinas e atividades comprometidas durante a greve sejam devidamente recuperadas, garantindo a integridade e a continuidade do ensino para os alunos.

Durante a reunião, houve o reconhecimento da importância da valorização da carreira docente, bem como foram destacados os avanços obtidos junto ao governo federal. Também foi reafirmado o esforço colaborativo bilateral entre a administração da UFR e a ADUFMAT, o que garantiu um melhor cenário para estruturação e luta por avanços no pleito.

O termo de reposição abrange um plano para a realização das atividades pendentes, incluindo a reposição de aulas, bem como outras medidas necessárias para compensar a paralisação.



Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação