Uma das maiores do mundo, Mandala dos Anjos atrai visitantes do exterior para MT

Em Chapada, este monumento com desenhos no chão e 72 anjos ao seu redor tem atraído turistas e curiosos de diversas partes do estado, do Brasil e até de outros países

Símbolo de espiritualidade e harmonia, uma das maiores mandalas do mundo está localizada em Mato Grosso, a cerca de 10 km do centro da cidade de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Com 42 metros de diâmetro, a “Mandala do Anjos” possui 28 metros a mais do que a maior do mundo registrada oficialmente pelo Guinness World Records, que fica na China.

 

 

A palavra "mandala" vem do sânscrito e significa "círculo sagrado". Em Chapada, este monumento com desenhos no chão e 72 anjos ao seu redor tem atraído turistas e curiosos de diversas partes do estado, do Brasil e até de outros países. Aberto para visitação sob agendamento, o espaço abriu portas há 3 anos, mas sua construção começou 24 anos atrás com a colaboração de diversos voluntários.

 

De acordo com André Lang, um dos coordenadores do espaço, a idealização do local surgiu a partir de um grupo de estudiosos na área de autoconhecimento que identificaram a possibilidade de fazer algo na localidade para auxiliar os indivíduos na busca por fortalecer a conexão espiritual.

 

“Vimos que a construção de uma mandala poderia ser um marco universal para ajudar as pessoas no processo de despertar da consciência e aí utilizamos nosso conhecimento na área de angeologia, numerologia, geometria sagrada e fomos formatando essa mandala. Cada espaço tem um porquê, tem um sentido, ela capta e transmite energia”, cita.

 

André pontua que a edificação busca ser um local ecumênico propício para meditação e reflexão, além de estabelecer conexão espiritual independente da crença ou religião. Nesse sentido, todas as pessoas indenpendentemente de credo são bem-vindas.

Chico Ferreira

mandala dos anjos

 

Arquitetura e simbologia do espaço

A primeira etapa da construção se deu nos anos 2000 e incluiu a parte central do espaço com uma casa de 7 lados. A partir daí as linhas foram traçadas e deu segmento às demais partes. Posteriormente, foram colocados os 72 anjos lado a lado, cada um com cerca de 1,80 de altura.

 

Para adentrar o espaço, existem 4 portais nas direções norte, sul, leste e oeste onde o visitante pode entrar segundo sua intuição. Cada anjo possui nome e virtudes, onde o visitante identificar aquele que é o seu guardião de acordo com um pré-estudo dos facilitadores baseado na data e horário de nascimento da pessoa.

Chico Ferreira

mandala dos anjos

 

No espaço, existem alguns bancos para os visitantes sentarem e apreciarem o momento, além de conversar e fazer suas preces. A paulista de Ribeirão Preto Amanda Moreira, 27, veio para Cuiabá visitar um amigo e aproveitou para conhecer a mandala.

 

“Eu vim para, de fato, sentir a energia, me conectar mais por uma questão de espiritualidade. Estou achando incrível. O nosso anjo está aqui o tempo todo, mas é muito difícil a gente tirar aquele momento de conexão que é necessário na correria. Então, aqui é um momento para se conectar verdadeiramente e conversar, porque está tudo dentro da gente. O mundo espiritual, para mim, ele é bem mais forte, mais poderoso que o mundo material”, conta.

Chico Ferreira

mandala dos anjos

 

Embora a grandiosidade, a mandala ainda não foi finalizada. O projeto original inclui a construção de um mirante, jardim, acabamento, fonte de água e iluminação. Sobre ser ou não a maior mandala do mundo, André comentou que um dos visitantes chegou a incentivá-los a registrar o monumento no Guinness, contudo, os são custos elevados.

 

Para os coordenadores do espaço, para além da estrutura, a importância central do espaço deve ser o alicerce em valores como união, superação, humildade. “Hoje o mundo está de uma maneira que as pessoas brigam por tudo. Existem muitas diferenças, guerras, facções, credos, é preciso que as pessoas resgatem um sentido de união. Então, a mandala é um símbolo de que é preciso resgatar essa integração, essa força que existe dentro de cada um de nós”.

 

André ressalta que o foco não é adorar as estátuas ou algo nesse sentido, mas por meio da simbologia delas, criar um ponto de meditação, contato com boas energias e elevar a frequência para estimular a transformação de uma vida melhor.

 

Como visitar?

O ingresso para a Mandala dos Anjos custa R$ 99 e a visita é realizada aos sábado, das 9h às 11h. É necessário realizar um agendamento prévio apor meio do Whatsapp (65) 9 9288-4577 
ou pelo Instagram: @mandaladosanjos.



Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Chico Ferreira