Hidrelétrica do Manso aumenta vazão para combater incêndios no Pantanal

O objetivo é proporcionar melhores condições para o combate aos incêndios no Pantanal

Desde o dia 27 de junho, a Usina Hidrelétrica Manso, operada pela Eletrobras, está aumentando a quantidade de água liberada diariamente em 10%. A informação foi confirmada pela assessoria da empresa à redação do PNB Online. Conforme explicou a Eletrobras, a incrementação respeita os limites estabelecidos por sua Licença e de Operação e está coordenada com o Operador Nacional do Sistema (ONS). O objetivo é proporcionar melhores condições para o combate aos incêndios no Pantanal.

A medida facilita a captação de água pelos bombeiros e brigadistas, além de fornecer mais água para os animais da região. O Rio Manso, afluente do Rio Cuiabá, leva suas águas até o Rio Paraguai, percorrendo todo o Pantanal. A vazão inicial de 83 metros cúbicos por segundo foi elevada para 170 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Eletrobrás.

“O aumento controlado da vazão otimiza o uso dos recursos hídricos e reforça o compromisso da Eletrobras com a conservação ambiental e a segurança hídrica. Maior geradora de energia renovável da América Latina, a empresa atua ativamente na proteção e recuperação da biodiversidade, no uso sustentável dos recursos hídricos e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas,” destacou Francisco Arteiro, diretor de Operação da Eletrobras Sudeste.

A Região Hidrográfica do Rio Paraguai, que faz parte da Bacia do Alto Paraguai, está enfrentando grandes problemas em razão da falta de chuvas nos últimos sete meses. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) reconheceu a situação crítica de falta de água durante uma reunião em maio deste ano e desde então tem emitido alertas. A previsão é que o volume de chuvas permaneça criticamente baixo nas próximas semanas.

No Pantanal mato-grossense, de 01 de janeiro até esta sexta-feira (05.07), os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 817 focos de incêndio, um aumento de 1358% em comparação com o mesmo período de 2023. A maior parte dos incêndios neste ano está concentrada nos municípios de Cáceres (53,2%) e Poconé (43,7%), mas também há registros em Santo Antônio do Leverger, Itiquira, Porto Esperidião, Barão de Melgaço, Glória D’Oeste e Nossa Senhora do Livramento.

Em ações nesta semana, na região de Porto Conceição, em Cáceres, o Corpo de Bombeiros já usou mais de 100 mil litros de água no combate às chamas, sendo 64 mil litros de água para o combate terrestre ao fogo, enquanto 55,8 mil litros de água foram usados para o combate aéreo com um avião da Defesa Civil do Estado.

O efetivo conta com o apoio de um avião, um helicóptero, oito caminhonetes, cinco pás-carregadeiras, quatro caminhões auto tanque, duas escavadeiras, duas motoniveladoras, duas patrolas, dois quadriciclos, um caminhão pipa, uma pá-carregadeira e um trator.


Fonte: PNB Online
Crédito da Foto: AC JUNIOR / Arquivo Furnas