Processo de internacionalização avança e aeroporto de VG deve receber voos de outros países em 2025

O apelo se torna ainda maior com a Capital sendo uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027

O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, deve começar a receber voos internacionais a partir de 2025. Os trâmites para o processo de internacionalização já estão em discussão em Brasília (DF) e ganha força após a conclusão das obras de reforma do novo terminal, prevista para este mês.

 

Conforme o secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton (Republicanos), o processo já vem sendo articulado pelo Estado e a bancada federal de Mato Grosso junto aos órgãos competentes. A expectativa é que inicialmente o aeroporto tenha voos interacionais de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. No entanto, já existem levantamentos de demanda para o continente europeu e norte-americano.

 

O apelo se torna ainda maior com a Capital sendo uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027.

 


“O governo do Estado, com a concessão do Aeroporto Marechal Rondon, já está preparado com as salas de embarques internacionais e toda a estrutura reformada. Agora, a gente precisa do apoio da bancada federal para discutir com os órgãos federais, o que já está acontecendo”, disse durante Feira Internacional de Turismo do Pantanal (Fit Pantanal) 2024.


O terminal aéreo foi transferido para a iniciativa privada em um processo de concessão firmado com a Centro Oeste Airports (COA), em 2019. Contudo, as obras orçadas em R$ 500 milhões para a revitalização, ampliação e modernização estrutural do prédio só ganharam força após o período pandêmico, no ano começo do ano passado.


Apesar dos investimentos, para ter voos de outros países, o terminal vai precisar de autorizações e sedes da Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Agropecuária Internacional (Viagro) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o senador Wellington Fagundes (PL), os procedimentos estão adiantados, inclusive com o aval da PF.


"Estive visitando as obras e, em contato com o superintendente Marco Gomes, recebi a informação de que a Polícia Federal já deu o aval para as instalações do aeroporto. Os processos junto à Receita Federal, Vigiagro e Anvisa estão bem adiantados”, afirmou o senador durante o evento. 



Fonte: Gazeta Digital