Feira trará novos roteiros e experiências turísticas para mato-grossenses e visitantes

Os produtos envolvem uma rota, 7 roteiros, 30 experiências e 15 atrativos que devem impactar 66 pequenos negócios de 20 municípios

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) irá lançar nesta quarta-feira (29), às 8h30, durante a "Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024)", 53 novos produtos turísticos para impulsionar e fortalecer o setor em todo o estado. Os produtos envolvem uma rota, 7 roteiros, 30 experiências e 15 atrativos que devem impactar 66 pequenos negócios de 20 municípios.

 

Com o tema "Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios", a FIT Pantanal, realizada pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), é considerada uma das maiores ações de fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em todo o estado. A FIT acontecerá de 30 de maio a 02 de junho.

 

 

A programação se inicia às 14h e segue até às 17h, e a feira abre das 17h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. 

 

A diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, reforça que o Sebrae/MT sempre atuou no processo de fortalecimento do segmento e desde o início participa da FIT Pantanal como impulsionador do turismo, visto que a atividade turística é fundamental na geração de renda e transformação de comunidades.

 

“Os novos produtos apresentados na FIT vão contribuir com a potencialização dos empreendimentos do setor turístico de todas as regiões do estado porque engloba atrativos no Pantanal, no Cerrado, no Araguaia e na Amazônia.

 

Por meio do turismo, os pequenos negócios se tornam capazes de gerar emprego e renda nos territórios, o que transforma todo o ecossistema turístico. O Sebrae Mato Grosso atua fortemente para que possamos mostrar ao mundo todas as riquezas mato-grossenses”, ressalta a diretora.

 

A gestora de Turismo do Sebrae/MT, Marisbeth Gonçalves, explica que 96% dos negócios da cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso são empreendimentos de micro e pequeno porte e que o setor é prioritário na atuação da instituição.

 

“Os empresários atendidos pelo Sebrae/MT foram preparados e receberam as orientações para adequar os seus empreendimentos para oferecer essas novas experiências para os turistas. Essa jornada de acompanhamento é feita por meio dos consultores que atuam na rede de agentes de roteiros turísticos.

 

Toda essa preparação é fundamental para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais e colocar Mato Grosso em evidência em todos os segmentos do turismo”, diz a gestora.

 

Marisbeth Gonçalves ressalta que o turismo é uma opção para a economia de baixo carbono e explica que o Sebrae/MT trabalha no fortalecimento dos princípios do turismo sustentável para os pequenos negócios.

 

“As orientações incentivam os empreendedores a se adequarem por meio de ajustes na matriz energética e para que possam também trabalhar a questão da água e da utilização de insumos da própria comunidade do entorno.

 

O Sebrae/MT ofereceu todo o suporte para o lançamento desses novos produtos turísticos por meio de um trabalho em parceria com as secretarias municipais e estaduais, governo do estado, prefeituras, rede de agentes, governança local e também com apoio de toda cadeia do Turismo. Não fazemos nada sozinhos, atuar de forma cooperada e colaborativa foi fundamental para que esse resultado fosse conquistado”, afirma.

 

Com foco em dar visibilidade aos produtos turísticos criados pelo Sebrae Mato Grosso, o site TURISTANDO EM MATO GROSSO será lançado na mesma data para consolidar a estratégia de comercialização do turismo mato-grossense.

 

Casos de Sucesso

 

Um dos atrativos do turismo gastronômico que será apresentado durante o lançamento é o empreendimento Pé de Queijo, que fica em Nobres. Baseado na gastronomia autoral com espaço construído com criatividade, o negócio familiar foi premiado no mês de abril como Ouro no Mundial de Queijo.

 

Outro produto que será apresentado é o Sítio Utopia, que fica em Guiratinga e é uma opção de turismo rural que apresenta técnicas do sistema agroflorestal sustentável e oferece vivências de feitio de bioartesanato. Outro destaque é a Pitayas Moura, uma propriedade que fica em Curvelândia e é referência regional na produção de Pitayas e abacaxi.

 

Representante do turismo rural, oferece café da manhã aos turistas com quitutes à base de Pitayas como bolos, geleias, tortas, sorvetes, sucos e outras iguarias.

 

Em Sinop, o tour de arte sacra da Mari Bueno é um dos principais atrativos. A artista plástica é premiada e reconhecida no Brasil e no exterior. O tour percorre igrejas católicas que receberam, nos painéis internos e externos, pinturas de Mari Bueno e valoriza a história local de colonização e desenvolvimento.



Fonte: Gazeta Digital