Durante todo o ano, diversas espécies de aves entram e saem de Mato Grosso para a época reprodutora. Considerada a maior planície alagável do planeta, o Pantanal é o destino destes animais, que migram em busca de alimento e reprodução.
No último 1 de maio, foi comemorado o Dia Mundial das Aves Migratórias, e destacamos algumas dessas aves que só se vê em determinados períodos no Pantanal. Para entender este comportamento, a reportagem conversou com o pesquisador e professor biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Romildo Gonçalves, que explicou como esse fenômeno acontece, principalmente no território mato-grossense.
“Um dos pontos referenciais para a aves migratórias no estado de Mato Grosso é o Pantanal. Devido à abundância de água, já que toda a motivação para que as aves saiam de um lugar para outro envolve a reprodução. Nenhuma ave decola aleatoriamente, sempre possui um objetivo”, explica.
O fenômeno é visto em todos os biomas, em todas as partes do mundo e a todo momento.
“Essa migração ocorre de forma sazonal, normalmente de junho a outubro. Algumas espécies que voam no período da chuva e da cheia, outras que voam no período da estiagem. Varia muito, porque algumas vêm em busca de alimentos. Por exemplo, no período da estiagem do Pantanal, é o período de concentração de aves, há muitas espécies diferentes em pequenas espaços devido à abundância de peixes”, destaca.
Devido a essa abundância de alimentos, é comum perceber diversas espécies de aves no Pantanal, as únicas exceções são as permanentes na região, como o Tuiuiú. Elas não migram e permanecem no bioma o tempo inteiro.
“A natureza é perfeita, ela sabe que naquele período de reprodução dessas aves, ela sabe onde encontrar o alimento mais fácil e de fácil acesso para alimentar os filhotes e ela própria”.
O professor conta que as aves sazonais são imigrantes do sul do país e da Europa, já as brasileiras são costumam sair para longas viagens, que acontecem em grupos.
“Os motivos para a ocorrência desse fenômeno é a reprodução e alimentação, como disse antes. Mas elas também voam em grupos para proteção, porque se elas estiverem voando sozinhas, é maior a chance do ataque de outras aves de rapina. Caso uma ave seja avistada voando sozinha, é porque ele está doente”, explica.
Conheça 4 aves que mais migram para o Pantanal
Águia-pescadora: Originária da América do Norte, a ave viaja centenas de quilômetros em busca de temperaturas mais amena, como o Pantanal.
Ave Talha-Mar: de origem da América do Sul, essa ave busca abrigo no Pantanal em épocas do ano, retornando logo após suas “férias” para o local de origem.
Batuiruçu: estudiosos acreditam que essa ave venha de áreas onde o inverno predomine, principalmente na parte central da América do Sul.
Maçarico-do-Campo: diferente das demais, essa ave busca o Pantanal após sua fase de reprodução, já que costuma fazer seus ninhos e se reproduzir na América do Norte.