Maioria concorda com proposta de Mauro de recorte nos paredões da Chapada

Após que os deslizamentos de rochas que voltaram a ocorrer no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso teve que elaborar algumas soluções

Maioria dos leitores do site, 70%, concorda com a medida proposta pelo governador Mauro Mendes (União), de fazer um recorte dos paredões na Chapada dos Guimarães, em um novo traçado para a MT-251, que liga o Parque Nacional e Cuiabá. A sugestão deve servir como solução para conter os deslizamentos no Portão do Inferno.

 

Após que os deslizamentos de rochas que voltaram a ocorrer no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso teve que elaborar algumas soluções.

 

De acordo com corpo técnico responsável pela intervenção, entre as 10 soluções estudadas, a do recorte seria a mais barata, rápida e eficiente a ser executada no local. Esta proposta já foi apresentada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e Mauro Mendes defende que “é a melhor solução ambientalmente, com menor impacto”.

 

A enquete dessa semana perguntou aos leitores: “O Estado anunciou corte do paredão do Portão do Inferno e mudança na rota para sanar problema de deslizamento. Você concorda?”.

 

A grande maioria, 70%, escolheu a alternativa “Sim, qualquer medida é bem-vinda para garantir a segurança”. Já 22% entendeu que “Não, poderia adotar outra medida a fim de preservar o local”. A opção menos votada, com 8%, foi “Acho que não vai adiantar”.

 

O Estado ainda aguarda uma resposta do Ibama, para dar início, ou não, às obras.



Fonte: Gazeta Digital