Movimentação já é grande para vendas de ovos de Páscoa em mercados de Cuiabá

A tonelada da amêndoa do fruto aumentou entre 30% e 40% diante da alta demanda e queda da produção, o que pode encarecer o produto final na mesma proporção

Páscoa em 2024 deve ser um pouco menos “doce” para o consumidor em Mato Grosso e do restante do país. O encarecimento de doces como os tradicionais ovos de chocolate se deve à disparada do preço do cacau. A tonelada da amêndoa do fruto aumentou entre 30% e 40% diante da alta demanda e queda da produção, o que pode encarecer o produto final na mesma proporção. Mesmo com o cenário pouco favorável, representantes do setor ainda esperam aumento de até 5% nas vendas para a comemoração religiosa neste ano, que ocorre em 31 de março.


Nas lojas e supermercados da Grande Cuiabá, os preparativos para a data já começaram com arrumação especial nas gôndolas e nas famosas parreiras expostas pelos corredores.


“Além dos pontos físicos, há alguns anos estamos investindo nas vendas online. Acreditamos que é uma tendência muito positiva para o período e que vem trazendo bons resultados para a categoria. Também teremos esforços de comunicação digital, reforçando toda linha de ovos de Páscoa, inovações e da linha regular, com tabletes, caixas de bombom e candy bars”, disse o gerente de marketing de caixas e sazonais da Nestlé, Marcos Freitas, ao Mundo do Marketing.


A oferta quase irresistível dos ovos se torna um desafio para pais e responsáveis de crianças pequenas, como é o caso do engenheiro civil e servidor público, Rodrigo Nascimento. Pai de 3 garotos com idades entre 1 e 6 anos, ele tem evitado levar os herdeiros na hora das compras para se safar da enxurrada de pedidos e o risco de exceder os gastos no orçamento.


“Nos últimos anos, as vendas têm começado de forma antecipada. Isso acaba sendo complicado porque os meninos ficam tristes, mas busco explicar que eles vão ganhar quando a data se aproximar, o que ajuda a dar uma tranquilizada. Temos que manter o controle porque, no fim, os créditos ficam todos para o coelhinho da Páscoa, mas os gastos são nossos”, brinca Rodrigo.


Essa é uma das principais dicas para economizar durante a Páscoa. Ainda segundo o especialista em finanças, Reinaldo Domingos, a pesquisa de preços e a opção por ovos de chocolates caseiros são fundamentais para obter melhores descontos. “Por mais que sejamos pressionados a comprar brinquedos, temos que deixar claro para as crianças que isso já ocorre em outras datas e que essa se comemora com ovos.


Caso queira presentear com mais ovos, espere depois da Páscoa e compre produtos que sobraram, que ficam mais baratos e não perdem o sabor”, recomenda.



Fonte: Gazeta Digital