Pouco mais de uma semana após os alagamentos que atingiram centenas de moradores e deixaram ruas e casas inundadas, Cáceres (225 km de Cuiabá) voltou a sofrer com temporais nesse fim de semana. Os danos ainda estão sendo contabilizados e a prefeitura busca apoio federal para recuperação da cidade.
No domingo (18), foram 35 mm de chuva em meia hora, retomando as preocupações com alagamentos como os enfrentados na semana anterior. Imagens de moradores da localidade mostram novamente as águas tomando conta das vias públicas. Contudo, as informações dão conta de que na ocorrência deste fim de semana não houve desabrigados.
A prefeita Eliene Liberato (PSB) afirmou que vai se reunir essa semana em Brasília (DF) para discutir a situação enfrentada por Cáceres com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, com senadores e a Defesa Civil.
“Vamos na tratativa de algumas ações emergenciais e depois o projeto de drenagem para a gente estudar e avaliar um meio de minimizar, a médio e longo prazo os danos. De imediato, a gente precisa de algumas ações, equipamentos, maquinários. A questão de continuar dando assistência às famílias, tanto através da Secretaria de Saúde, de Assistência Social, de Infraestrutura, levando desde alimentos e materiais de limpeza, também colchões”, explicou.
Já nesta segunda-feira (19) pela manhã a prefeita percorreu os bairros e pontos mais críticos do município com o secretário de obras e outros dois engenheiros para verificar os danos e se houve canais entupidos ou com dificuldades no escoamento, além de locais onde se faz necessária a limpeza.
Os pontos de mais atenção são o bairro Cohab Velha, devido aos alagamentos e o Córrego do Renato, que corta a cidade e não está dando vazão à água acumulada, com isso as ruas estão ficando com água acumulada.
Fonte: Gazeta Digital