Engenheiro Wilson Conciani deve apresentar ao governador Mauro Mendes (União), em até 30 dias, o projeto técnico com a solução definitiva para os deslizamentos do Portão do Inferno. A estimativa foi dada pelo deputado Wilson Santos (PSD), durante entrevista ao Jornal do Meio Dia (TV Vila Real, canal 10) nesta segunda-feira (12).
Segundo Wilson, várias alternativas são estudadas pela equipe, contudo a construção de um túnel segue sendo uma das principais alternativas avaliadas pelos engenheiros. “Wilson Conciani disse a mim que até em 30 dias vai apresentar qual vai ser a solução técnica para o local. O que mais está adiantado é um túnel de 50 metros passando entre o atual pontilhão. Vai levar muito tempo para construir”, disse.
Depois da aprovação do projeto, a obra será licitada e pode demorar meses. Atualmente, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) trabalha na instalação de uma estrutura de contenção, para prevenir os riscos de deslizamentos. As obras devem ser concluídas em até 4 meses, mas não irá solucionar o problema.
A situação na região se intensificou em dezembro do ano passado, fazendo com que o governo de Mato Grosso decretasse emergência entre os km 42 e 48 da rodovia. Diante dos riscos, foi proibida a passagem de veículos pesados e ônibus no trecho.
As intervenções na rodovia já afetam o setor comercial da cidade serrana, famosa por suas atrações naturais.
Fonte: Gazeta Digital