A partir das 9h da manhã de hoje, o Terminal Turístico da Salgadeira estará aberto para o final de semana que inicia o Carnaval. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O ponto turístico conta com estacionamento gratuito e apenas visita guiada para banho. O restaurante está fechado, pois passará por reformas e ainda não há previsão para conclusão das obras.
A Salgadeira funcionará das 9h às 16h, mas fechará toda segunda-feira para manutenção geral, sendo reaberta no dia seguinte.
De acordo com as informações do Governo do Estado, a LB Steak House, empresa que administrou o terminal desde junho de 2018, descumpriu uma série de cláusulas contratuais, das quais se destacam a falta de acessibilidade e a inoperância de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que culminaram em diversas autuações por órgãos ambientais.
Após ação judicial, o Sesc assumiu a Salgadeira, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em setembro do ano passado.
Com a saída da antiga concessionária, equipes de fiscalização do Sesc e da Sedec encontraram diversos problemas no ponto turístico, como os mais diversos tipos de lixo espalhados por todo o terminal, matagal alto e, para piorar, itens foram levados, como ar-condicionado e o quadro de energia. Segundo o secretário, o painel responsável pela distribuição de energia foi arrancado do local e isso prejudicou o funcionamento básico do ponto turístico para atendimento.
"Fomos obrigados a não abrir no fim de semana passado, porque sem energia você não consegue jogar água nos banheiros. Como vai atender a população sem dar o mínimo de infraestrutura que é o banheiro? Não conseguimos estabelecer a energia do complexo, mas sim a energia para que as bombas possam levar água até os banheiros. A Salgadeira vai estar aberta para todos aqueles que quiserem tomar banho, utilizar para o seu lazer, com as condições mínimas necessárias, que são os banheiros funcionando e a área limpa", explicou César Miranda.
Restaurante passará por obras
Apesar de ser reaberto ao público, não haverá restaurante para atender os turistas no Terminal Turístico da Salgadeira. Conforme a explicação de César Miranda, secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o restaurante passará por obras que visam atender padrões da vigilância sanitária e do Sesc. Ainda conforme o secretário, não há prazo para início e conclusão das obras, mas ele afirma que devem durar poucos meses.
Miranda pede que a população tenha paciência, pois a Salgadeira está passando por um momento de transição e após a conclusão das obras do restaurante, o Sesc irá assumir 100% a concessão do espaço pelos próximos 30 anos.
"Agora a Salgadeira vai ser um ponto turístico mais importante ainda, pela qualidade do atendimento que vai ter, pela gestão profissional que vai ter, pelo incremento dos atrativos. Falta pouco para que a gente possa dar um atendimento e uma qualidade de diversão segura e sustentável à população".
Fonte: Gazeta Digital