Com a proximidade do Carnaval, empresários de diversos setores já iniciam planejamento para aumentar o faturamento. Levantamento divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT) nesta quinta-feira (25) indica que o turismo deve ser o mais procurado, aumentando a demanda em balneários, parques, hotéis e pousadas em Cuiabá e nos principais destinos do estado.
Segundo o empresário Eduardo Eubank Campos, proprietário da pousada Piuval, em Poconé (100 km de Cuiabá), mais da metade das reservas para os dias de Carnaval já foi preenchida e a expectativa é que a oferta de pacotes de estadia esgote já nos próximos dias. Ele conta que a maior parte dos turistas vem acompanhada da família e visa ter alguns dias de descanso. Essa é a palavra de ordem para 95% dos entrevistados pela pesquisa.
Como a pousada tem uma área extensa no Pantanal, é possível fazer uma espécie de safari para ver pássaros, onças-pintadas, entre outros animais, além de relaxar e curtir um período fora da capital. Ainda temos cerca de 30% de reservas disponíveis, mas a tendência é que a procura se intensifique nesta semana. Isso porque o brasileiro deixa para se programar apenas às vésperas de uma determinada data.
A gestora de turismo do Sebrae-MT, Marisbeth Gonçalves, observa que a busca por locais tranquilos reflete um momento em que as pessoas estão à procura por relaxar e ter contato com o meio ambiente. Elas querem aproveitar para se desconectar da rotina agitada e restabelecer conexões com a natureza. Essa é a nova era do turismo, em que o propósito é entregar algo que vai além do tradicional. São vivências e experiências, oferecidas como a gastronomia, lembrancinhas, por exemplo.
Fantasias em alta
Além dos serviços de hospedagem, os empreendimentos voltados para fantasias, adereços e decorações também tendem a ser mais requisitados durante o Carnaval. Entre aqueles que pretendem participar das comemorações, a maioria destaca que vão curtir os festejos em blocos de rua ou festas particulares. Em média, cada folião deve gastar R$ 317 no período carnavalesco.
Fonte: Gazeta Digital