Cidades de MT declaram situação de emergência por causa da seca

Ambos os decretos citam a “existência de situação anormal em virtude de estiagem climatológica, classificado e codificado como seca”

Em decretos publicados no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso, os municípios de Canarana (823 km a Leste) e Alto Paraguai (218 km a Médio-Norte) decretaram situação de emergência pela falta de chuvas. A medida fica em vigor por 90 dias.

 

Ambos os decretos citam a “existência de situação anormal em virtude de estiagem climatológica, classificado e codificado como seca”. As medidas autorizam a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.

 

Também fica autorizada a “convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.

 

Os problemas causados pela falta de chuvas já se arrastam há algumas semanas. No final do mês de novembro, por exemplo, foi decretada Situação de Emergência por Incêndios Florestais no Município de Poconé, que já deveria estar na época de cheia.

 

De acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas só devem chegar nas regiões de Alto Paraguai e Canarana a partir do meio da semana.

Fonte: Gazeta Digital