O professor do Colégio Salesiano São Gonçalo acusado de assediar alunos foi desligado da instituição essa semana. Ele estava afastado das funções desde o mês passado, quando as denúncias foram divulgados e o anúncio da demissão encaminhado aos pais nesta quarta-feira (13).
Segundo o colégio, a demissão foi definida com base na conduta profissional do servidor e que cabe à investigação policial e a Justiça decidir se ele é culpado ou inocente pelos crimes de assédio. Mães acusam o funcionário de pedir fotos íntimas e vídeos com conteúdo erótico aos alunos. Em troca, ele daria pontos para que atingissem a média e aprovação.
“Comunicamos que o PAD foi finalizado no dia 12 de dezembro de 2023 e que o professor não faz mais parte do quadro de Educadores da instituição. No tocante aos alunos envolvidos, o colégio está fornecendo todo o suporte pedagógico necessário e eles estão frequentando as aulas normalmente”, diz o comunicado emitido nesta quarta.
Conforme denúncia de mães, os alvos preferenciais do acusado eram os alunos com notas baixas. Ele os abordava por meio de mensagens de texto e pedia os conteúdos sexuais. Cerca de 10 alunos, todos meninos, foram assediados pelo professor.
Como o processo envolve menores, toda a apuração tramita sob sigilo.
“A nossa instituição zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica”, completa o informe.
Veja comunicado na íntegra
O Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá volta a público para comunicar os procedimentos realizados, após a nota de esclarecimento emitida em 1º de dezembro de 2023, acerca das denúncias envolvendo um professor do Ensino Fundamental e alguns alunos da instituição.
Como é de conhecimento de todos, assim que o colégio tomou conhecimento do caso, houve a suspensão imediata do Professor de suas atividades e deu-se início ao Processo Administrativo Disciplinar – PAD, com o objetivo de ouvir os envolvidos e dar a oportunidade ao contraditório e ampla defesa.
Comunicamos que o PAD foi finalizado no dia 12 de dezembro de 2023 e que o Professor não faz mais parte do quadro de Educadores da instituição.
No tocante aos alunos envolvidos, o colégio está fornecendo todo o suporte pedagógico necessário e eles estão frequentando as aulas normalmente.
O Colégio Salesiano São Gonçalo reforça o compromisso na resolução deste caso e se coloca à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos que possam contribuir com a elucidação do caso.
A nossa instituição zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica.
Diante do exposto, contamos mais uma vez com a compreensão e confiança dos nossos parceiros, que nos confiam vossos filhos, nossos alunos, ao longo desses quase 130 anos de história e de toda a sociedade mato-grossense.
Cuiabá, MT, 13 de dezembro de 2023.
Diretoria do Colégio Salesiano São Gonçalo
Fonte: Gazeta Digital