Quatorze advogados e advogadas se inscreveram para a composição lista sêxtupla para o Quinto Constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT). A lista com os concorrentes foi divulgada nesta quarta-feira (6).
Agora, os nomes serão avaliados no próximo dia 20, quando delegados e delgadas, além da diretoria da OAB votarão nos candidatos. Os 6 primeiros colocados irão compor a lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Entre os 9 advogados inscritos, estão os considerados favoritos, como Flaviano Taques, que tem respaldo no meio jurisdicional de Mato Grosso pela sua atuação. Outro nome forte é do advogado Hélio Nishiyama, que é advogado pessoal da família do governador Mauro Mendes (União).
Também se inscreveram Abel Sguarezi, Antônio Eduardo Da Costa E Silva, Armando Biancardini Candia, Carlos Odorico Dorileo Rosa Junior, Pio da Silva, Jorge Henrique Franco Godoy e Jose Luiz De Aguiar Bojikian
Dos 9, apenas os 3 mais votados irão compor a lista sêxtupla, já que as outras três vagas ficarão entre as 5 advogadas concorrentes.
Entre as favoritas estão Glaucia Amaral, Juliana Zafino e Dinara de Arruda Ribeiro. Glaucia Amaral conta a aval e apoio de procuradores do Estado, de advogados e de parte da diretoria da OAB. Ela tem uma forte atuação na defesa das mulheres, causas animais, além de presidido por anos a entidade que representa os procuradores do Estado.
Já Juliana Zafino tem o apoio da renomada família Ferreira Mendes. Dinara é uma das mais respeitadas na advocacia mato-grossense. Professora universitária, já atuou como conselheira federal da OAB representando a seccional Mato Grosso. Também estão na briga Ana Lucia Ricarte e Marden Elvis Fernandes Tortorelli .
Rito
Depois do encerramento das inscrições, haverá para pedido de indeferimento de candidaturas. Após este período a escolha dos postulantes a vaga ocorrerá por meio de votação durante sessão pública do Conselho Pleno da OAB, onde antes, os concorrentes se apresentarão e defenderão o próprio nome.
Após votação, a lista sêxtupla será preenchida e encaminhada para o Tribunal de Justiça, que irá escolher apenas três nomes e encaminhar ao governador para sua livre escolha e nomeação.
Fonte: Gazeta Digital