Defensoria empossa 9 novos aprovados na segunda

Após a posse, os defensores e o servidor passarão por uma formação organizada pela Escola Superior da DPMT, antes de seguirem para o local onde desempenharão suas funções

A Defensoria Pública de Mato Grosso empossa mais 9 defensores e um servidor, nomeados após aprovação nos concursos abertos em 2022, em cerimônia com a presença de familiares, autoridades e população, às 19h de segunda-feira (4), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), na avenida Rubens de Mendonça, 4.193, Centro Político administrativo.

 

A posse marca o efetivo exercício no trabalho para os 10 aprovados em cargos públicos. Após a posse, os defensores e o servidor passarão por uma formação organizada pela Escola Superior da DPMT, antes de seguirem para o local onde desempenharão suas funções. Os primeiros 10 defensores e 10 servidores aprovados no último concurso tomaram posse dia 31 de outubro e já estão em exercício. Veja abaixo o nome dos nomeados que serão empossados na segunda-feira.

 

Com o reforço dos membros e servidores, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane de Castro, afirma que no primeiro semestre de 2024 a Defensoria Pública terá profissionais atendendo a população em todas as 79 comarcas do Estado. Para estar em 100% de Mato Grosso, a Defensoria Pública precisa ter representantes em oito comarcas.

 

O nomeado como defensor público, Vitor Lima Nava Martins, de Vitória (ES), que possui graduação em direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), pós-graduação em direito constitucional conta que já atuou como assessor de juiz no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, na Vara de Execução Fiscal da Capital,por 6 anos. Antes de vir para Mato Grosso, ele destaca também que trabalhou como técnico judiciário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de SP.

 

“Ser defensor público foi um sonho que desenvolvi ao longo dos estudos para concursos. Estou muito feliz com essa conquista, que é uma realização muito grande. Muito feliz também porque meus familiares estão presentes na posse, eles, que tanto me apoiaram ao longo dos anos até eu chegar aqui”, afirmou.

 

Oferta 

Ambos os concursos ofereceram vagas imediatas e vagas em cadastro de reserva. O concurso público para defensor abriu 22 vagas, além do cadastro de reserva e o concurso para servidor 28 e mais a lista de reservas. O único servidor a tomar posse no dia 4 de dezembro, Vitor José da Silva Vittorazi, foi nomeado como Controlador Interno.

 

As vagas imediatas para os aprovados na seleção de apoio administrativo são de nível médio e superior em várias áreas de conhecimento, tais como advogado, contador, assistente social, administrador, arquiteto, jornalista e, pela primeira vez, controlador interno. Porém, a maioria delas é para a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTI), área para a qual foram ofertadas 18 vagas de analista de sistemas.

 

A defensora pública-geral, Luziane Castro, lembra que esse é o sexto concurso para o preenchimento de vagas de defensores e o segundo para a formação de quadro de servidores. E um dos focos da atual gestão é o de oferecer atendimento às pessoas que mais precisam da Defensoria Pública, que vivem em municípios e distritos distantes da estrutura de serviços públicos gratuitos.

Fonte: Gazeta Digital