Atleta mato-grossense campeã nacional de CrossFit foca na disputa da vaga para o mundial

Desde setembro do ano passado, Fernanda, em colaboração com seu treinador, Arthur Zanca, adicionou ao seu calendário competitivo o objetivo de assegurar uma das duas vagas para representar o Brasil no CrossFit Games de 2024

A atleta mato-grossense Fernanda Dotto, de 33 anos, tem se destacado nas últimas duas temporadas no cenário nacional e sul-americano do CrossFit. Atualmente, concentra seus treinos visando garantir uma vaga no mundial da modalidade em agosto de 2024, o CrossFit Games. Em 2022, conquistou o 5º lugar e o vice-campeonato no Torneio CrossFit Brasil (TCB), enquanto neste ano alcançou o topo dessa competição, considerada uma das mais relevantes no cenário do CrossFit brasileiro.

Desde setembro do ano passado, Fernanda, em colaboração com seu treinador, Arthur Zanca, adicionou ao seu calendário competitivo o objetivo de assegurar uma das duas vagas para representar o Brasil no CrossFit Games de 2024. Esse objetivo tornou-se uma meta de vida para a atleta, e, a partir de janeiro deste ano, ela e Zanca focaram em aprimorar os detalhes fundamentais para a vida de atleta, dando prioridade ao descanso e à recuperação.

A mudança para São Bernardo (SP), próxima aos profissionais essenciais, como médico, nutricionista e fisioterapeuta, reflete o compromisso de Fernanda com uma abordagem multidisciplinar para otimizar seu desempenho. Nos últimos 10 meses, ela manteve um equilíbrio entre o treinamento, as competições e a equipe de suporte, atentando-se a detalhes como descanso, sono e alimentação.

Para sustentar essa estrutura, Fernanda presta assessoria esportiva de CrossFit, focada em alto rendimento, e conta com o apoio financeiro de empresas parceiras, incluindo a mato-grossense Infinity Energy Drink. Embora a vida do atleta no Brasil seja desafiadora, ela destaca que, pela primeira vez em nove anos, recebe algum suporte financeiro como atleta, embora ainda enfrente desafios financeiros.

Essa parceria com a Infinity Energy Drink representa um diferencial significativo, permitindo que Fernanda direcione todas as suas energias para sua carreira atlética. A atleta reconhece que, sem esses apoios, sua rotina poderia espelhar a de 2022, quando lecionava e treinava nos intervalos sempre que possível.

A trajetória de Fernanda Dotto no CrossFit começou com o desejo de melhorar sua qualidade de vida, perdendo 40 quilos com a orientação do treinador Coach Zanca após ingressar na modalidade aos 24 anos. Esse impacto positivo a levou não apenas a competir na elite do CrossFit, mas também a pensar e planejar um projeto social voltado para a iniciação esportiva de crianças. A atleta acredita que, assim como o esporte transformou sua vida, pode fazer a diferença na vida de meninas e meninos.