Mais de 31 mil famílias se registraram para concorrer à seleção de novos moradores do Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande. A seleção beneficiará mil famílias que atenderem aos critérios do programa VGHabita. O sorteio dos pré-aprovados está marcado para sábado (25), com os resultados divulgados no domingo (26).
O prefeito Kalil Baracat (MDB) destacou a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal, prevendo a construção de novas habitações para atender à demanda da população.
"Fico satisfeito ao ver que o processo de seleção está seguindo conforme o planejado, e que vamos cumprir o compromisso de retomar as obras de mais de 5 mil habitações que estavam paralisadas devido a problemas com empreiteiras", comentou o prefeito.
As inscrições foram realizadas online no site da Prefeitura de Várzea Grande, no Portal VGHabita, entre os dias 6 e 20 de novembro. Segundo o cronograma, a triagem dos requisitos e dos apontamentos legais feitos pela Caixa Econômica Federal será concluída até quarta-feira (22). A lista dos pré-aprovados será publicada na quinta-feira (23), seguida pelo sorteio no sábado.
O sorteio resultará em mil titulares e mil suplentes, pois qualquer titular que não atender aos requisitos será substituído pelo suplente. A lista dos sorteados será publicada no domingo, com a convocação dos titulares para apresentarem a documentação necessária. O recebimento da documentação ocorrerá na segunda-feira (27).
Kalil Baracat destacou que desde 2015, dois residenciais foram recuperados e entregues à população, totalizando 3.705 unidades com a adição do Colinas Douradas.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Ricardo Araújo, ressaltou que do total de 31.704 inscritos, 79% são mulheres e 21% são homens. Entre os inscritos, 8% moram em áreas de risco, 6% são idosos e 3.042 são Pessoas com Deficiência (PcD).
“Das 25.149 mulheres inscritas, 58% são chefes de família, um critério que confere pontos na classificação geral e influencia durante a disputa pelas unidades habitacionais. Também há 8% de mulheres com medidas protetivas devido à violência, fatores que afetam o sorteio”, explicou o secretário.
Fonte: Da Redação
Data: 22/11/2023 - 14:17