O Corpo de Bombeiros Militar do Estado detectou apenas um foco de calor no Pantanal de Mato Grosso nesta terça-feira (21.11), localizado na região do Rio Paraguai, próximo ao Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. As equipes permanecem na área para monitoramento no local, combate a pontos de incêndio ativos e rescaldo.
O tenente-coronel Marco Aires, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), explicou que as chuvas na região, registradas no dia anterior, contribuíram para reduzir significativamente os focos de incêndio.
No entanto, ressaltou que a não detecção de novos focos não indica a extinção completa do fogo, e as equipes continuam no local para monitoramento, combate a eventuais pontos de incêndios e rescaldo.
Cento e vinte militares do Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e agentes da Defesa Civil do Estado estão distribuídos em oito frentes de combate aos incêndios, com 90 homens atuando no Parque Estadual Encontro das Águas e Transpantaneira.
Além disso, as operações abrangem áreas como a bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, região do Rio Paraguai em Cáceres, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.
O combate aos incêndios conta com o suporte de aviões para despejo de água, helicóptero e 11 barcos para infiltração de equipes, além de 13 viaturas e caminhões-pipa. As operações são coordenadas com o auxílio de satélites de alta tecnologia para monitorar a situação no Pantanal mato-grossense.
Fonte: Da Redação
Data: 21/11/2023 - 17:47