Lula busca progresso em negociações entre Mercosul e União Europeia

De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa, que durou aproximadamente meia hora, abordou os pontos finais do acordo

O progresso nas negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi discutido durante uma conversa telefônica entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na tarde de segunda-feira (20).

De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa, que durou aproximadamente meia hora, abordou os pontos finais do acordo entre os dois blocos. A assessoria informou que ambos concordaram em monitorar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e planejam se encontrar novamente na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes.

A conclusão do acordo também foi recentemente discutida em uma conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, que atualmente ocupa a presidência rotativa do bloco europeu.

A presidência brasileira no Mercosul está programada até 7 de dezembro, três dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei. Inicialmente, Milei defendeu a saída da Argentina do bloco econômico, mas posteriormente recuou da ideia, passando a defender apenas mudanças no Mercosul, que inclui também Uruguai, Brasil e Paraguai.

O acordo Mercosul-UE, aprovado em 2019 após 20 anos de negociações, ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor, envolvendo 31 países no total.