Detran-MT Implementa Tecnologia de Inteligência Artificial para Vistoria e Emplacamento de Veículos

Sistema permite ao Detran o georeferenciamento para identificação em tempo real das vistorias feitas pelas empresas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) implementou um sistema de inteligência artificial para aprimorar a segurança, transparência e agilidade nos processos de emplacamento e vistoria veicular realizados por empresas credenciadas em Mato Grosso.

Entre abril e novembro deste ano, 95.601 vistorias veiculares e 293.173 emplacamentos no padrão Mercosul foram efetuados por meio desse sistema inovador.

O processo de vistoria pelas empresas credenciadas inicia-se com a validação facial em tempo real do vistoriador e do condutor do veículo. Realiza-se a leitura eletrônica da placa, do OCR (Reconhecimento de Caractere Óptico) do chassi e do número do motor.

O sistema, além de permitir o georeferenciamento para identificação do horário e local da vistoria, proporciona a verificação eletrônica da regularidade do chassi conforme padrões internacionais, motor, marca, modelo e cor, inibindo fraudes.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, destaca que o órgão foi pioneiro no país ao exigir inteligência artificial nos sistemas de vistoria. Essas medidas fortalecem a segurança e transparência, reduzindo a chance de fraudes e erros no serviço de vistoria.

Os laudos de vistoria veicular são fundamentais para diversos processos, como transferência de propriedade, mudança de características e troca de placa, abrangendo cerca de 80% dos processos realizados pelo Detran-MT. Atualmente, 77 empresas de vistoria veicular estão credenciadas junto ao órgão.

Quanto ao emplacamento no ciclo de estampagem da placa Mercosul, o Detran-MT regulamentou um sistema informatizado que rastreia as Placas de Identificação Veicular (PIV), identificando o estampador, veículo, proprietário, local do emplacamento e o cumprimento de obrigações fiscais. Isso proporciona maior segurança na fiscalização do serviço, envolvendo 125 empresas estampadoras de placa credenciadas.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destaca que essas inovações tecnológicas fortalecem os procedimentos de veículos, demonstrando os avanços conquistados na gestão para oferecer serviços cada vez melhores ao cidadão mato-grossense. O Detran-MT já é referência para outros Detrans no Brasil devido ao aprimoramento constante em segurança e tecnologia.

O cidadão pode iniciar a abertura do processo de vistoria veicular e emplacamento por meio do aplicativo MT Cidadão, prosseguindo presencialmente em alguma unidade do Detran ou nas empresas credenciadas.

Empresas credenciadas ao Detran: