Prefeito se reúne com representantes da RUMO e demonstra preocupação com o novo traçado da ferrovia

O prefeito José Carlos do Pátio se reuniu na manhã desta quinta-feira (31) em seu gabinete com representantes da empresa

O prefeito José Carlos do Pátio se reuniu na manhã desta quinta-feira (31) em seu gabinete com representantes da empresa RUMO – Logística e Transporte Ferroviário, o deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho), o presidente da Câmara vereador Jr. Mendonça, vários vereadores e secretários municipais, onde demonstrou a sua preocupação com a perspectiva do novo traçado da ferrovia no “Projeto Ferrovia de Integração Estadual” saindo de Rondonópolis, passando por Campo Verde onde uma linha se dirige até a capital Cuiabá (MT) e outra segue até Lucas do Rio Verde (MT).

Pátio explicou aos presentes na reunião a sua preocupação com o novo traçado da ferrovia que segundo o projeto, passaria pela cidade margeando áreas residenciais como o residencial Maria Amélia, entre outros.

A preocupação do gestor se justifica no fato de que o assunto suscita preocupações e debates, não apenas do prefeito em si, mas sobretudo das comunidades que estariam dispostas ao longo do traçado.

Para tanto o prefeito solicitou apoio do deputado Nininho e da Câmara Municipal para abrir o debate, e cobrou uma solução por parte da empresa Rumo, no que tange a solução desse impasse que já chega causando preocupações.

A conversa foi bastante cordial, e a demanda foi apresentada aos representantes da Rumo, Vinícius Roder e Marcos, que se comprometeram em levar a demanda à direção da companhia para uma busca de solução mais viável.

Todavia é preciso destacar que a preocupação com o novo traçado da ferrovia também foi evidenciada pela Comissão Pró-Travessia e Trânsito que vem atuando fortemente junto à Concessionária Nova Rota do Oeste, no sentido de promover melhorias na travessia urbana de Rondonópolis, no trecho que vai do trevo das BRs-163/364, próximo ao antigo aeroporto, seguindo até o Posto 201 da PRF.

LEVANTAMENTOS E ESTUDOS

Durante a reunião o prefeito inclusive encomendou à Procuradoria Geral do Município (PGM), bem como às Secretarias de Meio Ambiente, (SEMMA) e Habitação, um estudo com levantamentos e dados técnicos a respeito da expansão da ferrovia, e os seus eventuais impactos negativos na vida e cotidiano das pessoas.

Para tanto Pátio pediu a ajuda do deputado que intermediou o encontro com os representantes da Ferrovia, bem como à Câmara Municipal que tem sido parceira no debate e discussão dos rumos da cidade.

Uma nova reunião entre o grupo ficou acertada, mas sem data agendada, onde deverão ser apresentados os levantamentos e eventualmente as novas soluções.

Participaram da reunião, o prefeito, o deputado Nininho, o Vice prefeito Aylon Arruda, os representantes da Rumo, o diretor do Sanear, Paulo José, o Procurador Geral do Município, Rafael Santos Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico Alexsandro Silva, o presidente do poder legislativo vereador Jr. Mendonça, além de diversos vereadores.