Sociedade Civil Organizada busca apoio da Câmara de vereadores e manifesta ser contrária ao aumento do IPTU

Representantes de várias entidades de classe e sindicatos de diversas categorias se reuniram na tarde de ontem sexta-fei

Representantes de várias entidades de classe e sindicatos de diversas categorias se reuniram na tarde de ontem sexta-feira (22),  com o presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (PT), para manifestar seu repúdio ao projeto de autoria do poder executivo, que trata do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a vigorar para o próximo ano em Rondonópolis.

De acordo com o posicionamento dos dirigentes sindicais, o conjunto que contempla quatro projetos da atual gestão, dispondo do realinhamento da tabela do IPTU, terá grande impacto principalmente na região central da cidade onde está concentrada a maior parte do setor comercial.

“Será o fim do nosso setor comercial que já trabalha com dificuldade diante da alta carga tributária, período de recessão financeira e pequeno fluxo de negócios”, externou Marchiane Fritzen- presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR).

Na mesma linha de discurso se posicionou o presidente do Sinduscon Sul, Flavio Garcia.

“O atual momento não é propício para aumentar a carga de impostos para os diversos setores que serão impactados, sobretudo o nosso comércio. Estamos vivendo um momento de economia estagnada com um repasse sem isonomia nenhuma aos percentuais indicados na proposição de mudança da tributação. É bom lembrar que isso já foi feito no ano passado e acreditamos que não havia necessidade de outra atualização de valores agora”, lamentou Flávio Garcia.

Júnior Mendonça pontuou que neste caso,  assim como vem acontecendo dentro de sua gestão em todas as situações de interesse público, a Câmara está aberta às discussões e apontamentos. Portanto, na próxima terça-feira (26), uma comissão formada por esses representantes será ouvida durante a reunião da Ordem do Dia,  quando então eles vão poder falar com todos os vereadores.

“Vale lembrar que estou presidente da Câmara, mas nós somos um colegiado e todos os parlamentares têm poder de voto. Desta forma, a discussão tem que ser ampla”, finalizou Júnior Mendonça.

Participaram da reunião além do vereador Júnior Mendonça, o presidente do Sindicato da Indústria da Alimentação de Rondonópolis e Região (SIAR-SUL), Omar Alberto Pereira, Marchiane Fritzen,  presidente da ACIR,  Ailton da Silva e Hélio Arlindo Corrêa, representantes SIAR-SUL, Wagner Nascimento – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Flávio Garcia, Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-SUL) e Tuliane Bessa(Observatório Social de Rondonópolis).