A prefeitura de Rondonópolis, entregou na noite desta sexta-feira (23) mais uma área de lazer e um centro esportivo na cidade, desta feita aos moradores do Residencial Coophalis. O bairro que tem cerca de 47 anos de fundação, ansiava por um espaço de lazer e entretenimento onde a comunidade pudesse se reunir nos fins de tarde e noite para confraternizar, trocar ideias e se divertir.
O bairro densamente habitado carecia desse serviço público que por longos anos ficava apenas na vontade. Todavia, o Prefeito José Carlos do Pátio ouviu as demandas da comunidade e construiu uma das mais belas praças da cidade que inclusive leva o nome de um ex-morador já falecido, Paulo Afonso.
O complexo esportivo é dotado de uma quadra poliesportiva coberta, uma pista de bocha (espécie de jogo natural do sul do país), bancos de madeira disponibilizados em baixo da sombra das inúmeras árvores ali existentes, bem como, um pergolado com bancos em baixo; mesas de jogos lúdicos para damas e xadrez; um play ground infantil, uma academia popular e uma bela quadra de areia para a prática de vôlei de areia entre outros.
Após a retirada dos tapumes que cercavam o local enquanto as obras prosseguiam, o resultado encantou os moradores com a beleza do local, que passou imediatamente a ser ocupado pelas pessoas, incluindo crianças, jovens e adultos, incluindo os idosos.
Os esportistas locais agora terão um local adequado para a prática esportiva, e realização de competições esportivas e de lazer.
A praça da Coophalis já se configura na sexta recém-entregue na região. Na semana passada o prefeito inaugurou e entregou três praças (áreas de lazer) na região do residencial Colina Verde, Sendo a praça Altamirando de Araújo Miranda, a Praça Professora Sorahia Miranda e a Praça Madre Tereza de Calcutá, localizada no final da Rua Rio Branco, no residencial Jardim Mato Grosso.
Mas não fica apenas nisso. Na região, a prefeitura investiu e criou novas áreas de lazer, como a praça do Residencial Granville; a praça da rotatória do Cemitério na Avenida Lions Internacional, mais três praças no Residencial Cohab Rio Vermelho (Cohab Velha) e uma na Coopha Rondon.
Em entrevista a imprensa, o prefeito explicou a estratégia que vem usando nas suas gestões. “Eu peguei a cidade carecendo de muitos investimentos. Começamos planejando e fazendo investimentos na infraestrutura básica rural e urbana dotando a cidade com 100% de rede de esgoto; 100% de rede de abastecimento de água tratada, iluminação de Led; chegamos a 100% de coleta de lixo regular e seletiva; 100% de asfalto, estamos fazendo a conservação de estradas vicinais na zona rural, bem como o asfaltamento dos distritos industriais; reformamos os próprios públicos, incluindo os Distritos Rurais; reformamos a estrutura da rede municipal de educação, construímos novas escolas na zona urbana e rural; criamos mais de 30 creches onde estamos universalizando a educação infantil; reformamos, ampliamos e construímos novos PSFs e Centros de Saúde, e agora estamos procurando embelezar a cidade criando espaços de lazer e entretenimento, que garantem cidadania e qualidade de vida a nossa população”, explicou Pátio.
Uma prova de que os investimentos e as políticas públicas estão chegando à ponta e beneficiando as comunidades foi o depoimento do presidente da Associação de Moradores da Coophalis, o Policial Militar aposentado Silvano Antônio Barros, morador do bairro há 47 anos, que agradeceu ao prefeito José Carlos do Pátio pelo presente, cuja comunidade ansiava desde que o bairro foi concebido há quase cinco décadas. “Pois é, os moradores da Coophalis vinham cobrando uma praça como esta há muitos anos. Agora que foi entregue pelo prefeito, está todo mundo alegre, e feliz! Quando a praça estava sendo construída e cercada de tapumes a comunidade ficava cobrando a conclusão, mas agora estão todos felizes e agradecidos ao prefeito, já que desde que foi criado, os moradores vinham pedindo ao poder público, mas nunca eram atendidos. Estamos muito felizes com o presente, e agradecidos”, disse o presidente da Associação.
Durante o ato de inauguração que contou com a participação de diversos vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal Júnior Mendonça, que também é morador do bairro há muitos anos, bem como diversos secretários, entre eles a de Esportes Suzan Meire, comunidade, e ainda as crianças do Centro Cultural José Sobrinho que integram a rede municipal, que abrilhantaram o evento realizando apresentações de números musicais de dança e balé, e ainda com a presença da BAMUR (Banda Municipal) que animou a solenidade executando diversas peças musicais, o prefeito descerrou a placa de inauguração ao lado dos familiares do homenageado Paulo Afonso, que emprestou seu nome a praça.
Ao final da solenidade, o prefeito enalteceu a força de trabalho da população rondonopolitana que precisa de lazer e anunciou a criação de mais espaços de lazer na cidade, a começar pelos bairros: João Bosco Burnier e Jardim Rivera e possivelmente no Parque São Jorge já que este depende de umas questões legais. Pátio garantiu que já tem pelo menos mais 15 áreas de lazer para serem inauguradas e entregues a população até o fim do seu governo.