A Tradicional Folia de Momo gera expectativa em todo o país, inclusive em Rondonópolis com relação a ser ou não ser feriado, a segunda e terça-feira de Carnaval, que neste ano vai cair no dia 20 e 21 de fevereiro, respectivamente.
A informação é que a segunda-feira, por uma decreto assinado, pelo então prefeito J.Barreto é dia do comerciário.
Mas, isso não quer dizer, de forma especifica que é feriado, pois o próprio decreto destaca que trata-se apenas do dia do comerciário.
No entanto, o comércio para comemorar a data fecha as portas nesta data, de acordo com convenção coletiva da categoria. O empresário que decidir funcionar deve pagar as horas extras.
Os demais setores podem funcionar normalmente, inclusive o Poder Público. Por outro lado, os gestores, na maioria das vezes, decidem decretar ponto facultativo, nestes dias.
A terça-feira de Carnaval, por outro lado, não tem nenhum aparato legal para ser feriado, e todos os estabelecimentos devem funcionar normalmente.
O mesmo vale para a quarta-feira de cinzas que não tem nenhuma legislação dizendo que a data é feriado ou que até mesmo o comércio deve abrir após o meio-dia.
O Poder Público, geralmente torna a data, ponto facultativo até após o almoço.
SEM FOLIA- Este ano, a prefeitura, mais uma vez, não deve realizar a folia de Carnaval. A última vez, que houve carnaval bancado pelo Poder Público na cidade foi em 2017.
De lá para cá, a prefeitura tem preferido não investir recursos públicos na festa de Momo.
DA REDAÇÃO